Skip to main content

Existe riscos em ter um carregador não Homologado pela Anatel? Se sim, como isso implica na sua loja? As lei autoriza vender acessórios sem homologação da Anatel? Qual a responsabilidade da loja nisso tudo? Saiba tudo sobre se vale ou não a pena vender carregador não homologado pela Anatel.

Riscos de ter carregador não Homologado Anatel
Vale a pena vender carregador não homologado (Anatel)?

O que é a Anatel?

A Anatel é Agência Nacional de Telecomunicações, ela é responsável por proteger direitos dos consumidores brasileiros e tem como objetivo a regularização do mercado de telecomunicações. Ela é uma autoridade cujo o propósito é criar e revisar normas, além de fiscalizar o meio de Telecomunicações. 

Dentre suas funções, a mais famosa é de certificação e Homologação. Vários tipos de equipamentos eletrônicos precisam ser certificados e aprovados para uso antes de serem comercializados, como smartphones, tablets, carregadores, entre outros. 

Essa Homologação é obrigatória, para que o produto possa ser vendido e usado de forma legal no país. Ela é feita pela Anatel para assegurar que os produtos adquiridos pelos consumidores atendam aos padrões de qualidade, segurança e funcionalidade técnica que são necessários. 

Nesse processo de certificação o aparelho passa por uma série de testes para comprovar a segurança, eficiência, qualidade e atributos que os fabricantes alegam que o produto tenha.  

Qual o problema de ter um carregador sem homologação? 

Um produto sem a certificação Anatel significa que ele não passou pelos testes necessários de segurança e qualidade, então o usuário não pode ter nenhuma garantia que ele não será defeituoso ou inseguro.  

O Fábio Jacon, vice-presidente de Telecomunicações da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade – ABRAC, diz em uma entrevista concedida à Tarde Nacional, que “Não são raros os casos de acidentes. É uma triste realidade que nós como Abrac estamos combatendo junto a Anatel para que se conscientize a população que um produto homologado é muito mais seguro. O valor se justifica em função da segurança que o usuário tem por trás de um selo de qualidade da Anatel.” 

Os carregadores sem homologação não possuem provas que serão seguros, vários são os casos de aparelhos superaquecidos por receberem carga desproporcional de um carregador pirata, o que acaba danificando o aparelho do usuário, viciando a bateria ou no mais grave. Levando a um curto-circuito . 

Vale a pena vender carregador sem certificação Anatel na sua loja?

O barato custa caro, e as vezes pode custar uma vida. Por isso, ter na sua loja produtos sem homologação pode ser uma situação muito crítica. Primeiro porque a lei condena a comercialização de produtos sem certificação Anatel. 

Segundo que o carregador que você vende pode danificar o aparelho dos seus clientes, e você carregará parcela de culpa, além de ficar com o nome manchado. Além disso um carregador falso pode colocar a vida das pessoas em risco, imagina um cliente morrer por causa de um curto-circuito provocado pelo carregador sem certificação que você vendeu? Com certeza você odiaria essa situação.

Por isso, sempre recomendamos que você compre acessórios originais, produtos com selo Anatel que tem segurança e qualidade comprovada. Aqui na Gshield só trabalhamos com carregadores com certificação Anatel.  

E o iPhone? Tem problema usar carregador falso / não homologado?

Sim, ele pode comprometer a bateria do iphone, isso nos mais leves dos casos, quando não acaba provocando um superaquecimento e consequentemente curto-circuito. E cá entre nós, o Celular da Maçã é bem caro para ser colocado em risco nesse nível.  

Mas o problema continua, o iPhone continua a ser vendido sem o carregador, e o original é bem caro. Então qual seria a alternativa para o consumidor? Existe no mercado algumas marcas que fabricam carregadores compatíveis com a Maçã e que tem a homologação MFi da Apple. Está é uma opção mais barata e segura para os usuários do sistema iOS.  

Aqui na Gshield possuímos carregadores para iPhone certificados com o selo MFi (Made for iPhone, iPod and iPad), que são totalmente compatíveis com os aparelhos Apple dos seus clientes.  

Carregadores Gshield

Na Gshield submetemos os nossos carregadores e equipamentos aos ais severos testes de qualidade e segurança, inclusive sob inspetoria da Anatel. Todos os nossos carregadores possuem certificado de qualidade e segurança. Tudo para você oferecer na sua loja o melhor produto para os seus clientes, sem comprometer a segurança do aparelho nem da saúde dele. Lembre-se, o barato custa caro, opte sempre por acessórios de qualidade para a sua loja! 

Veja também: 

Capas Para Celular: Tudo Que Você Precisa Saber!

Como Movimentar A Sua Loja De Acessórios Para Celular

Fonte: https://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/2021/06/produtos-eletronicos-nao-homologados-podem-causar-danos-saude 

Deixe um comentário