Ao montar uma loja de acessórios para celular, uma das coisas mais importantes é a escolha dos fornecedores. Bons fornecedores estão em falta no mercado. Eles precisam ser responsáveis, atenciosos e ter produtos qualificados, no mínimo. Com esse texto pretendemos te dar os pontos principais que você deve analisar antes de fechar negócio com um fornecedor. Confira o texto até o final e não erre mais!
Legalização
Esse é um dos critérios mais importantes para verificar antes de fechar negócio com um fornecedor. Você deve analisar se, de fato, o negócio dele é legalizado, ele paga impostos? A empresa trabalha dentro da lei cumprindo todas as regras? Ela é certificada? e etc. Você pode pedir o CNPJ e os documento para verificar.
Histórico
Além da legalização, você deve pesquisar sobre o histórico da empresa. Se ela são realmente séria, se já praticaram alguma fraude nesse CNPJ, ou se tem alguma ação judicial contra ela. E por aí vai. Você pode pesquisar isso facilmente, no Google com o CNPJ da empresa fornecedora. E Também pode olhar os comentários no reclame aqui.
É muito importante que você tenha certeza de que essa é uma empresa séria e correta, para você não ter problemas e perdas.
Disponibilidade para entrega
Após verificar a seriedade da fornecedora, você deve adentrar os assuntos mais específicos. Como a disponibilidade de entrega da empresa. Quanto tempo eles te dão para produzir e entregar seus produtos? Condiz com o que você precisa?
Eles costumam atrasar os pedidos? Pesquise! Se não encontrar nada sobre (e todos os outros pontos forem positivos) arrisque! Faça uma primeira compra, e então observe! Pontualidade e responsabilidade são cruciais para um bom fornecedor.
Capacidade produtiva
E a capacidade de produção dentro do tempo que você precisa? Esse fornecedor tem estrutura para produzir/entregar todo o estoque que você e demais empresas precisam? Pensando nisso, calcule a quantidade de produtos você precisa em relação ao giro dos que você já tem.
Reposição rápida
Dentro da capacidade produtiva podemos destacar a reposição dos produtos. Isto é, a capacidade que o fornecedor tem para repor a quantidade de produtos que a sua empresa precisa ao vender o estoque já possui. Afinal, dessa forma você pode comprar um estoque menor e ir testando a melhor forma na sua loja. É necessário que um bom fornecedor tenha capacidade de produção e de reposição rápidas. Já pensou, você tem uma película que está bombando, vende tudo. Mas as pessoas continuam procurando. Você não vai querer perder vendas por não ter o produto que seu cliente quer, não é mesmo?!
Qualidade do produto
Esse é um item INEGOCIÁVEL. Seus produtos devem ter o máximo de qualidade. Qualidade é o mínimo que seus clientes merecem. À vista disso, para ter produtos de qualidade você precisa encontrar fornecedores que produzam com extrema excelência. Por isso o preço não é algo tão importante. O principal é a qualidade do produto. Um bom fornecedor sempre te entrega o melhor nos seus produtos. Não aceite menos!
Política de devolução
Nem tudo são flores. Nem sempre as coisas são perfeitas. Então, sim! Em algum momento algum produto seu vai apresentar um defeito ou falha. E tudo bem! O importante é que você tenha humildade para reconhecer, e respeito e empatia para lidar com seu cliente. Mas não é só isso, se esse produto tem um defeito, ele provavelmente veio assim do seu fornecedor. À vista disso, é muito importante perguntar sobre as condições de troca e devolução dos produtos na empresa fornecedora. Para não ter futuras dores de cabeça.
Atendimento
Esse é um ponto chave. Um atendimento ruim denuncia uma parceria ruim. Se seu fornecedor é negligente no atendimento, você acha que ele vai te tratar bem, por exemplo, em alguma reposição urgente ou na devolução de produto com defeito? É claro que não. Além do mais, um atendimento ruim mostra que, essa empresa não se importa muito com o cliente (que é você), muito menos que ela tem uma posição ideológica saldável, socialmente falando. E tudo está conectado.
Por isso, não aceite um atendimento ruim. Você deve ter um relacionamento de parceria com seus fornecedores. Um bom fornecedor vai te tratar como um cliente único, e vai procurar soluções únicas para as necessidades do seu negócio.
Gestão
Talvez a gestão seja um composto de tudo que falamos, mas observá-la é muito importante. O possível fornecedor tem um local organizado? Tem planejamento? Entrega no prazo? Os funcionários desse têm um bom relacionamento? Eles trabalham com excelência?
Essas são questões que você deve observar, caso não queira entrar em uma furada.
Custo-benefício
Por último, mas não desprezível, vamos falar de preços! O preço precisa sim ser observado, mas ele NÃO é o quesito mais importante. Afinal, de nada adianta ter um fornecimento de capinhas com bom preço se ela não tiver qualidade, por exemplo. NÃO ADIANTA. Isso só vai sujar o nome do seu negócio.
Por isso o melhor a se fazer é avaliar a qualidade do produto mais o preço, e ver se compensa. É uma qualidade boa e um preço razoável? Então ótimo!
Como encontrar um bom fornecedor
Agora que você já sabe todos os critérios para escolher o melhor fornecedor de acessórios para celular, já pode colocar o exercício em prática! Você pode começar por aqui! Sabia que a Gshield é a maior distribuidora de acessórios para celular do Brasil? Nossa missão é criar produtos de alta qualidade para tornar a rotina das pessoas mais prática e agradável. Trabalhamos priorizando qualidade e excelência. Temos as melhores soluções para seu negócio. Vem conversar com a gente!