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Definir o público-alvo deve ser uma das primeiras ações de quem deseja criar um negócio seja ele do que for. A definição do público-alvo é uma ação essencial se você deseja alcançar pessoas que serão seus clientes. Por isso vamos falar sobre qual a importância do público-alvo e o que Jesus diz sobre isso.  

A importância do público-alvo: o que Jesus diz sobre isso
Definir o público alvo

Mas por que Jesus? Porque ele é historicamente um homem muito inteligente, considerado por muitos como um filosofo. Ele falou sobre uma diversidade de temas relevantes para nossa sociedade, e acredita que ele falou até sobre um princípio de marketing? Continue lendo para saber o que ele disse… 

O que é público-alvo? 

O público-alvo é o recorte de uma parcela de um grupo, cujo objetivos ou interesses vão de encontro com o seu produto ou problemas que você resolva e causas que defende. Sim, o seu público-alvo está ligado ao seu negócio, mesmo sem ser cliente. 

Por que é importante definir o público-alvo? 

Se você não focar no seu público alvo você ficará disperso. Vai gastar munição atirando para todo lado, em vez de dar um tiro certeiro no seu alvo X.  

O que Jesus diz sobre


E Jesus falou muito bem disso em João 6:60‭-‬61‭, ‬66‭-‬67: ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: “Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?”  Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: “Isso os escandaliza? Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir?” 

Jesus nunca correu atrás de multidão. Ele nunca tentou agradar a maioria. Jesus nunca aceitou o meio termo. Ele era focado. E em vez de tentar “ganhar” a todos com palavras atrativas, ele jogava a verdade, nua e crua, para que ficasse apenas quem realmente queria segui-lo (aqueles que o amavam). Jesus não perdia tempo com quem só queria brigar de ser discípulo.  

Isso nos ensina o que?

O que isso nos ensina sobre público-alvo? Que não é inteligente ficar perdendo tempo com quem nunca será nosso cliente. Por exemplo, um idoso que não gosta de tecnologia. Ele tem 1% de chance de comprar um acessório para celular. Você vai gastar tempo com esse público em quanto poderia direcionar seus esforços para jovens que amam tecnologia? 
 
Jesus também reforça essa ideia de não perder recursos “pregando” seu produto para quem tem mínima chance de virar cliente. Em Mateus 7:6 ele diz “Não deem o que é santo aos cães, nem joguem pérolas aos porcos; pois os porcos pisotearão as pérolas, e os cães se voltarão contra vocês e os atacarão.” O que ele quer dizer é que se uma pessoa não se importa com aquilo que você “vende”, então você não deve ficar insistindo, além de perder seus recursos com isso ainda fica malfalado. 

Benefícios de Focar no público alvo! 

Comunicação efetiva

No momento que focamos no alvo direcionamo-nos a ele. Aprendemos a sua linguagem e falamos diretamente para ele. Ou seja, conseguimos o atingir em cheio, sem arrodeio. 

Economia

Ao focar em apenas um grupo de pessoas (alvo) você economiza dinheiro com campanhas de marketing, já que não vai abranger para uma quantidade muito grande com baixa possibilidade de conversão, pelo contrário, vai anunciar para um público X que tem interesse no seu produto. A ainda vai economizar tempo de atingimento. 
 


Conteúdo de valor

Ao se concentrar em apenas um assunto, um público, as causas de um grupo especifico, você consegue se comunicar e produzir um conteúdo muito mais criativo e rico, e mais profundo, isso acaba atraindo mais pessoas interessadas no seu produto. 
 


Qualidade

Quando você foca em um grupo especifico você pode colocar mais atenção e consequentemente mais qualidade nos seus produtos e serviços. E melhorando a qualidade e atenção você vai vender e fidelizar mais clientes
 
Por isso, pare de querer chamar atenção de quem não vai converter, de quem não vai comprar seu produto. Foque em quem tem interesse em pontos convergentes. Foque no público-alvo do seu negócio. 

Sabemos em geral sobre o público-alvo do ramo de acessórios eletrônicos, por isso não colocamos o “como definir o seu público-alvo”, mas podemos sim refinar o público. As vezes sua loja é mais focada em produtos para iPhone (você tem um público com poder aquisitivo melhor), ou talvez sua loja tenha uma linha mais puxada para os games (seu público em maioria são jovens que amam jogos e tecnologia). Então sim, isso munda muita coisa. 
 
 

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Se você deseja um post sobre como definir e refinar o público-alvo é só comentar aqui em baixo. Se tiver uma dúvida ou quiser acrescentar algo, comente também! 

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